Projeto Ilhéu de Santa Maria abre novo capítulo no turismo

10O empresário chinês e presidente da Legend Development LTD, David Chow, advogou esta segunda-feira, enquanto discursava no lançamento da primeira-pedra do Projeto Turístico Integrado do Ilhéu de Santa Maria e Gamboa, que a obra vai representar um novo capítulo no sector do turismo de Cabo Verde. Já o primeiro-ministro aproveitou para defender que os milhares de postos de trabalhos que o empreendimento vai garantir, significam que o país está no rumo certo.

David Chow não terá escolhido aleatoriamente o dia para lançar a primeira-pedra daquele que será um dos mais emblemáticos empreendimentos turísticos do país, mas igualmente polémico. É que esta segunda-feira, 08 assinala-se também o novo ano chinês, pelo que entender-se-á que é a altura ideal para abrir o novo capítulo do sector turístico de Cabo Verde. Para o empresário macaense, o empreendimento que se vai erguer entre a praia da Gamboa e o Ilhéu de Santa Maria, além de servir como um exemplo da habilidade das gentes de Macau no mundo do negócio, também representará a estreia de uma nova fase no sector turístico cabo-verdiano. O investimento vai ainda, conforme Show, facilitar o pleno intercâmbio económico e cultural com o território de Macau.

Por seu turno, o primeiro-ministro que presidiu à cerimónia de lançamento da primeira-pedra, defendeu que o empreendimento mostra que o país está num bom caminho. Prova disso são, no seu entender, os milhares de postos de trabalho gerados por esta infraestrutura, bem como, os que estão em construção pelo país e outros que "brevemente entrarão na fase de execução de obras". O que vai, conforme afiançou, vai alavancar ainda mais o desenvolvimento do turismo em Cabo Verde. José Maria Neves manifestou-se ainda otimista com o desenvolvimento de outros sectores como são os casos do agro-negócio e a economia marítima.

A cerimónia contou ainda com a presença da ministra do Turismo, Desenvolvimento e Investimentos Empresarial, Leonesa Fortes, bem como do embaixador da China em Cabo Verde, Xian Cong. Ainda marcaram presença no ato a representante da Região Administrativa Especial de Macau, TinLin, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, e uma significativa comitiva de responsáveis políticos e da classe empresarial nacional.